quarta-feira, 26 de maio de 2010

Relatório técnico: instruções

INSTRUÇÕES SOBRE O RELATÓRIO TÉCNICO DO PROJETO

Os relatórios de projetos do LACTEA devem conter os itens descritos a seguir.

Páginas iniciais
Capa (nome completo e curso dos autores, título, orientador, cidade, instituição, mês, ano); dedicatórias; agradecimentos; sumário; siglas; lista de quadros; lista de gráficos.

Resumo
Descrição sucinta, de até 250 palavras, dos aspectos essenciais do projeto, com indicação das palavras-chave ao final da página.

Introdução
A introdução apresenta a motivação do grupo para desenvolver o tema, o contexto em que o trabalho foi realizado, a situação-problema estudada e os objetivos que se buscou alcançar. Podem também ser apresentados a relevância e os alcances possíveis do projeto, assim como outros aspectos que o grupo considere valiosos. Os estudos teóricos necessários ao entendimento dos fundamentos do projeto e/ou do funcionamento do objeto/artefato desenvolvido podem estar tanto na introdução quanto em um item à parte, dependendo de sua extensão. As citações e as referências teóricas deverão ser indicadas no texto e as fontes bibliográficas completas, apresentadas como último item do relatório.

Materiais e Métodos
Neste item, são explicitados os materiais e os métodos usados no desenvolvimento do projeto, ou seja, os passos seguidos na realização do projeto e os recursos técnicos, humanos e financeiros empregados.

Resultados
Neste item, apresentam-se os resultados alcançados e faz-se uma discussão crítica que coloque em destaque aspectos tais como alcance, potencialidades e limitações, assim como as dificuldades experimentadas e os imprevistos encontrados.

Considerações finais
Neste item, são feitas considerações globais e sintéticas sobre o projeto, abordando as eventuais inovações técnicas ou tecnológicas, as possíveis aplicações e expansões. Registram-se também as sugestões de trabalhos futuros que o projeto possibilita.

Referências
Citação completa das referências utilizadas (bibliográficas, documentais, videográficas, audiofônicas, técnicas etc.). Recomenda-se a conformidade com o padrão da ABNT.

Anexos
Materiais diversos relevantes para o projeto, tais como textos de apoio, croquis, projetos-referência, documentos etc.



FORMATO: papel A4; margens de 2,5 cm, fonte arial 12; entrelinha 1,5.

ITENS PARA ENTREGA: relatório impresso encadernado; CD-ROM com os arquivos eletrônicos do relatório, da apresentação e do formulário de descrição do projeto.

Um comentário:

  1. As apresentações dos projetos da Engenharia Mecânica serão no dia 17, quinta-feira a partir de 13h no Lactea.
    prof. Paulo Ventura

    ResponderExcluir