terça-feira, 14 de maio de 2013

Física Experimental I e II - preparação


Como se preparar para a aula?



O roteiro de cada atividade estará disponível com antecedência no Sistema Acadêmico do CEFET-MG (seção Material de aula). Você deverá levá-lo impresso para a aula.


A realização da atividade de modo completo e satisfatório no tempo previsto exige uma preparação adequada. Para tanto, estude o roteiro e tire suas dúvidas com antecedência, de modo a garantir que, no início da atividade, você tenha uma clara visão daquilo que seu grupo realizará, com um entendimento preciso da teoria e dos procedimentos envolvidos. Assim, você contribuirá para a boa realização do experimento e isso se refletirá na qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, do relatório a ser avaliado.


Faça antecipadamente e leve para a aula o pré-relatório. Ele é individual, vale uma parte da nota do relatório e deve conter uma capa, a fundamentação teórica, os objetivos e o método referentes ao experimento, além das referências — bibliográficas, eletrônicas e de outros tipos usadas na preparação do documento. Os pré-relatórios elaborados pelos integrantes do grupo constituem uma base importante para a redação do relatório de cada experimento.

A pesquisa bibliográfica realizada para a elaboração do pré-relatório deve esclarecer e complementar a informação teórica contida no roteiro do experimento. É especialmente importante observar as regras de citação, que possibilitam lidar de modo adequado com conteúdos de autoria alheia, seja por meio de citações parafrásicas (paráfrases) ou citações literais ("ao pé da letra"). Estude ou revise essas regras, que são de importância fundamental no contexto do trabalho acadêmico.


Para elaborar a fundamentação teórica do experimento, observe e mantenha a notação (simbologia) adotada no roteiro. Ao usar outros materiais como referências, adapte a notação empregada neles àquela constante no roteiro. Além disso, a teorização e a modelagem matemática apresentadas no roteiro devem ser escritas numa forma adequada ao experimento, de modo a favorecer a comparação das equações teóricas com as equações empíricas que, eventualmente, resultarão do tratamento dos dados a ser realizado no laboratório. Por fim, as demostrações e discussões que forem solicitadas no roteiro devem também ser incluídas no pré-relatório, seja no corpo do texto ou como anexo, quando pertinente.


O método a usar no experimento deve ser explicitado a partir do estudo e do entendimento cuidadosos dos procedimentos (instruções) apresentados no roteiro. Você deve articulá-los com os objetivos e o referencial teórico, de modo a produzir uma descrição global sucinta e objetiva das ações a realizar para alcançar esses objetivos. Tal descrição não deve entrar em detalhes específicos ou circunstanciais das ações, os quais serão focalizados na seção seguinte, a dos Procedimentos. Por outro lado, uma descrição adequada do método possibilita uma visão geral antecipada daquilo que virá nas seções de Procedimentos, Resultados e Discussão.

Os principais aspectos que devem ser abordados aqui são: o sistema físico e o comportamento em estudo; o tipo de dado a coletar; o tratamento de dados previsto (frequentemente, regressão linear; eventualmente, cálculo de valor médio);
o equacionamento que traduz o modelo teórico adotado; a forma de comparação entre equações teórica e empírica, quando pertinente; os valores e parâmetros a obter a partir dessa comparação; a(s) grandeza(s) física(s) a determinar; o tipo de análise a realizar (comparação com valor de referência, comparação com valor experimental obtido por outro meio etc.).

As informações sobre esses aspectos devem ser articuladas numa sequência lógica sucinta, coesa e coerente, compondo um conjunto de parágrafos cuja leitura possibilite entender qual é o caminho que leva ao alcance dos objetivos. Aliás, esse é, precisamente, o significado etimológico da palavra método. O esforço de redigir uma descrição adequada do método contribui significativamente para garantir uma preparação satisfatória para a realização do experimento.


As referências listadas ao final do documento devem seguir o padrão ABNT (ver mais detalhes ao final da postagem sobre redação de relatórios).


Novas instruções e indicações serão postadas neste espaço, na medida em que for necessário. Fique atento!


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EM TEMPO: observe que as instruções registradas na postagem de 08 de junho de 2011 (adiante) referem-se aos relatórios finais de uma atividade baseada em aprendizagem por projetos, que possui características e fundamentos pedagógicos distintos daqueles válidos para a atividade típica da disciplina Física Experimental.

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