segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Física Experimental II 2015/1º - projeto experimental - ATUALIZADO: 26/03/2015



Orientação sobre o projeto experimental

As disciplinas Física Experimental I e II possibilitam ao estudante apreender e exercitar o método experimental numa versão básica, no contexto da Física Geral. As atividades previstas oferecem duas dezenas de oportunidades para esse aprendizado, por meio da realização de experimentos baseados em roteiros propostos pelos professores.

Como abordagem complementar, ao final da Física Experimental II, cada equipe de estudantes é chamada a realizar um projeto experimental. A atividade consiste no desenvolvimento do roteiro de um experimento, na execução desse experimento e na elaboração do respectivo relatório pela equipe. Busca-se, assim, oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar um pouco dos “bastidores” de uma disciplina experimental, apreciando o tipo de trabalho desenvolvido pelos professores, ao prepararem os roteiros usados num curso desse tipo.

Obviamente, não se pretende o desenvolvimento, pelos estudantes, de experimentos inteiramente novos. Os próprios roteiros usados na disciplina focalizam experimentos “clássicos”, em sua maioria, adaptando-os às possibilidades do laboratório no qual serão executados, em termos de materiais, equipamentos e outros recursos. Da mesma forma, o que se espera dos estudantes no projeto experimental é, muito mais, que realizem modificações ou adaptações em algum roteiro-base tomado como ponto de partida. Assim é que, via de regra, será caracterizada a contribuição própria de cada equipe.

Alguns pontos de partida possíveis são:
- um roteiro de referência obtido em um livro ou na web;
- uma proposta de modificação ou melhoria de um roteiro usado na disciplina;
- a formulação experimental de uma situação advinda da experiência cotidiana.

Em princípio, o tema a abordar é de livre escolha. Porém, tem de ficar claro que o projeto deve girar em torno do planejamento, da realização e do relato de um experimento. Uma restrição óbvia deve ser considerada quando da seleção do tema, a ser feita sempre de comum acordo entre o professor e cada equipe de estudantes: a viabilidade da proposta, em termos da adequação às competências e habilidades experimentais demandadas, do grau de dificuldade da execução e da disponibilidade dos materiais e equipamentos necessários ou da possibilidade de acesso a eles em tempo hábil. Outros aspectos desse desafio serão descobertos e enfrentados no curso do desenvolvimento do projeto. A expectativa é que todos esses aspectos componham uma rica experiência de aprendizagem, que contribua para complementar todo o trabalho desenvolvido na disciplina até então.

Este é o cronograma proposto para o projeto experimental no 1º semestre letivo de 2015.

Data
Atividade
16/04/2015

AULA (parcial): data-limite para proposição de temas pelas equipes de cada turma

17/04/2015
EXTRACLASSE: data-limite para envio ao professor, via correio eletrônico, do arquivo com o roteiro-base da equipe

20/04/2015
EXTRACLASSE: data-limite para envio de mensagens-resposta pelo professor, com avaliação da viabilidade do tema de cada equipe e sugestões sobre modificações e adaptações necessárias ou convenientes

23/04/2015
AULA: apresentação da versão inicial do roteiro adaptado pela equipe; desenvolvimento e testes iniciais

30/04/2015
AULA: apresentação de versão final do roteiro adaptado pela equipe; desenvolvimento e testes complementares

14/05/2015
AULA: desenvolvimento e testes complementares

21/05/2015
AULA: finalização, com verificação dos resultados pelo professor

18/06/2015
AULA (parcial): entrega dos seguintes itens de documentação do projeto, em versões impressa e eletrônica, para avaliação, observando todas as exigências de conteúdo e formatação adotadas na disciplina: roteiro de referência, roteiro adaptado pela equipe e relatório da execução do experimento


Em caso de dúvida, consulte o professor.
 

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